19 de ago. de 2013

FUNDAÇÃO DE CULTURA REALIZA 3º SIMPÓSIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.


              A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul promove no dia 23 de agosto (sexta-feira), no Auditório do Museu da Imagem e do Som, o 3º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial, relacionando cultura e educação num processo permanente e sistemático de proteção ao patrimônio sul-mato-grossense.

         O tema central do Simpósio é a promoção de discussões quanto as possibilidades culturais e educativas para preservação do patrimônio, oportunizando aos participantes a capilarização de ideias e o planejamento de ações compartilhadas. O evento é aberto a todos os interessados na área de patrimônio: acadêmicos, professores e pesquisadores.

         No dia 23 de agosto às 8 horas acontece a abertura oficial do evento com a apresentação cultural do Grupo de dança folclórica do Colégio Tic Tac, coordenado pela bailarina Daniella Penrabel de Souza. Às 8h30 acontece a palestra “Arquitetura dos Edifícios das Escolas Públicas no Brasil (1870 - 1930): construindo os espaços para a educação”, proferida pelo Prof. Dr. Ângelo Vieira Arruda – UFMS. Às 9h20 a palestra será “Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul”, ministrada pelo arquiteto e Prof. Ma. Rubens Moraes da Costa Marques – Uniderp.

      No turno vespertino acontece a palestra “Espaço Lúdico-Pedagógico do Museu de Arqueologia da UFMS”, proferida pela Prof. Dra. Emília Mariko Kashimoto. Na sequência o tema será o “Programa de Educação Patrimonial do IPHAN/MS”, exposto pela superintendente da 18ª SR IPHAN-MS, Norma Dáris Ribeiro.

         O 3º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é somente uma dentre várias ações desenvolvidas pela Fundação de Cultura em benefício da preservação de nosso patrimônio multicultural.

         “A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio. Portanto a realização do 3º Simpósio ressalta o investimento permanente do governo de Mato Grosso do Sul para com a preservação do patrimônio cultura local, ação essencial para o fortalecimento do sentimento de pertença local e da cidadania”, explica o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Serviço: As inscrições e o material serão distribuídos gratuitamente pelo e-mailgphc.fcms@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas através da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura pelo telefone 3316-9164 ou com a professora Maria Christina no telefone 8408–5153. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário