1 de mar. de 2012

POLÍTICAS DE JUVENTUDE PARA BONITO!



Bonito precisa de políticas de juventude, essas devem dar respaldo para termos cidadãos melhores, com perspectivas de um futuro promissor!

Foi emitido um relatório do Banco Mundial que enfatiza a visão do jovem “como integrante e sujeito capaz de gerar um sentido próprio para o desenvolvimento.”

Por isso essa parcela significativa de nossa população precisa da atenção de nossos políticos, porque esse grupo possui sua necessidade própria e imediata, isso é fundamental para fortalecer a base para que eles constituam a chamada “próxima geração”.

O fato é que os jovens devem ser preparados para ser a “próxima geração”. Isso significa que eles futuramente serão os trabalhadores, empresários, pais, cidadãos e líderes de amanhã. Portanto, é necessário investir na juventude, e com isso podemos crescer economicamente.

A juventude bonitense enfrenta muitos obstáculos como: desemprego; educação que não é de qualidade; problemas na saúde; com as doenças sexualmente transmissíveis, as drogas que cada vez mais se tornam comum no meio deles, entre outros.

O futuro gestor de Bonito deve se preocupar com a nossa juventude, trazendo uma janela de oportunidades para desenvolvê-los. Pensar que os jovens não devem ser encarados como “problemas”, mas sim como indispensáveis para o crescimento de nossa cidade e país. A sociedade associa à figura do jovem a ameaça social, a delinquência e a rebeldia, mas não é assim.

“A cultura tem aparecido em muitas iniciativas, programas e espaços de reivindicação como uma das mais importantes formas de viver a juventude. A cultura – sua fruição, sua formação, a criação cultural e a economia (incluída a sua produção cultural) que pode ser gerada a partir dela – é, sem dúvida, um elemento estruturante da vivência juvenil que tem sido pouco incorporado às preocupações dos gestores públicos.” (Conselho Nacional de Juventude)

Hoje existem poucos projetos de inclusão de jovens, incentivando os mesmos a aprender coisas sadias. Pouco se investiu e pouco se tem investido na juventude. É necessário ensiná-los: teatro, danças, artes plásticas, entre outras atividades, somente assim teremos jovens com visão de futuro e que tenham esperança e valorizem a nossa cidade, que não digam: “quero fazer uma faculdade em outra cidade e morar lá, porque em Bonito não existem oportunidades.”

“A juventude brasileira é fruto da sociedade brasileira e, em tempos de globalização e rápidas mudanças tecnológicas, deve ter condições, oportunidades e responsabilidades específicas na construção de um país justo e próspero.” (Conjuve)

Os políticos devem não só discutir a qualidade de ensino que é oferecida, mas sobre a importância dos lugares de encontros, de sociabilidade dos jovens, de possibilitar meios para a capacitação artístico-cultural, de informações e meios para escolhas próprias sobre sexualidade e o direito à vida familiar não repressiva.

A juventude de Bonito precisa de atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário