18 de abr. de 2012

Discurso Câmara Municipal de Bonito!

Quero cumprimentar aos vereadores, a família de Letícia Gottardi e demais pessoas aqui presentes!

Palavras da mãe de Letícia: “Nós estávamos no Paraná e quando chegamos minha filha tinha falecido. A gente quer justiça, porque a vida dela não volta mais”.

Senhoras e Senhores, estamos perplexos com a situação da saúde pública de nossa cidade! Não faz nem um mês que Ângela Vieira Gomes, de 34 anos e seu bebê faleceram no Hospital após tentarem induzir o parto normal, sendo que a mesma queria fazer uma cesariana, e como se não bastasse no final de semana passado, uma jovem de 19 anos de idade, acadêmica de odontologia veio a falecer no Hospital Darci João Bigaton, por negligência médica.

O serviço do médico é algo maravilhoso e indispensável a todos. E, portanto os médicos devem respeitar a vida das pessoas que estão sob seus cuidados e fazer o máximo possível para salvar vidas e não o contrário.

Cabe resaltar que a responsabilidade não é somente do médico, não é de hoje que vemos o descaso do poder público com relação à saúde de nossa população. Faltam médicos, remédios, equipamentos... Para onde está indo o investimento na saúde?

É revoltante saber que muitas pessoas vão para a porta do posto de saúde de madrugada, para conseguir atendimento, e algumas vezes depois de muito esperarem, recebem a notícia de que o médico não irá atender, só no outro dia ou se não na outra semana... Total falta de respeito!

Queremos justiça! Exigimos providências, não só com o caso de Letícia, mas também de outras pessoas que morreram por falta de humanismo. Saibam o significado da palavra humanismo: “O humanismo prega que todas as pessoas têm dignidade e valor, e, portanto, devem fazer jus ao respeito dos outros homens”.

Como ficam os pais, os familiares e amigos de Letícia? Quem irá reparar o dano causado a essa família? E por que não dizer das outras famílias que vivenciaram algo parecido?

Até quando os interesses políticos e partidários estarão acima do respeito às pessoas, e da dignidade humana? Saibam que não mediremos esforços em cobrar justiça. Que a impunidade não seja marca dessa administração pública!

Incrível que uma cidade chamada de "Capital do Ecoturismo", décima vez consecutiva considerada o melhor destino de ecoturismo está padecendo, sendo que deveria ser exemplo na saúde como é na questão ambiental. Esses fatos mostram que estamos despreparados para prestar atendimento médico até mesmo aos turistas que nos visitam.

Ano político e muitos agora irão bater na mesa, fazer discursos demagógicos, mas o que o povo quer é resultados concretos, ação! Queremos que seja aberta pela prefeitura uma sindicância para apurar a morte de Letícia.

Sonhos, esperanças, uma vida foi ceifada sem piedade! Não aceitamos isso, e pedimos a essa Casa de Leis que tome providências junto ao Poder Executivo, para que outros casos não venham ocorrer novamente. Pedimos também que o Poder Executivo invista mais na saúde pública, e respeite o cidadão bonitense!

Uma boa noite e muito obrigado!

10/04/2012 - Terça-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário