4 de abr. de 2012
FOCO: EDUCAÇÃO.
A educação é à base de tudo. Sem ela, as coisas ficam mais difíceis. Infelizmente a educação do Brasil tem deixado a desejar, faltam investimentos em estruturas e principalmente nos educadores. Precisamos de políticas estruturais, de programas e consequentemente de ações voltadas para a juventude, e que levem em consideração os jovens das áreas rurais, mulheres, negros, levem em consideração também a orientação sexual e as pessoas com deficiência.É necessário dar segurança aos jovens, evitando a entrada de drogas dentro das escolas, a violência que torna inviável a garantia de um ensino de qualidade, impedindo que os jovens se socializem.
Acho importante, haver um estímulo à educação profissional, criando estabelecimentos de ensino profissionalizantes, que venham a garantir uma melhor compreensão dos conteúdos do ensino regular e do profissional. Os jovens teriam mais disposição em aprender e se preparar para o mercado de trabalho. É necessário trazer os jovens a participarem mais da escola.Sabemos que muitos dos jovens param de estudar, desmotivados com a escola.
Vou citar um exemplo em nível de país: O México criou o “Programa Oportunidades” que colabora para que as crianças e jovens continuem nas escolas e aumenta a pressão pela demanda do ensino médio. Programas que foram introduzidos no começo de 1990 na América Latina vinculam ajuda financeira a desempenho. O Oportunidades é um dos mais conhecidos e documentados, pois conseguiu aumentar de 8% para 20% a matrícula no ensino médio, com mais efeitos sobre meninas que meninos. Embora não seja um programa barato, revela-se efetivo e de benefícios reconhecidos.Portanto, faltam muitos investimentos na educação, mas existem soluções para termos ensino de qualidade e desenvolvimento juvenil. E não podemos dizem que investir em educação é jogar dinheiro fora, como muitos pensam (inclusive alguns políticos), mas sim é um investimento para termos um país muito melhor e com pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento, sabendo a importância de participar e buscar melhorias na cidade em que vive, tendo em mente que ficar de braços cruzados não trará soluções.
Salve a educação de qualidade!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário